top of page

Tá, mas o que é um Bioma?

Por: Wesley Bojarski

  O termo BIOMA, refere-se a amplas extensões  geográficas, abrangendo grandes comunidades biológicas de organismos, que são influenciadas pelo ambiente onde vivem. Normalmente, os biomas são classificados pelos tipos de plantas que crescem na sua área geográfica, como no caso dos nomes dos biomas Amazônico e Mata Atlântica. Entretanto, a nomenclatura de um bioma pode derivar de outras características, como o clima ou o relevo, o que ocorre com os biomas Caatinga e Pantanal. Com isso, a definição de um bioma não considera se um organismo é parecido ou aparentado com o outro, taxonomicamente no local, mas se eles respondem de maneira parecida ao ambiente físico em que estão. 

  Segundo dados do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM, 2015), a terminologia “bioma” foi determinada pelo ecólogo Frederic Clements, no ano de 1916,  que se baseou no funcionamento das comunidades vegetais como uma associação viva, entendendo que biomas são compostos por partes: “bio” que significa vida, e “oma” = massa ou  grupo. 

  Comumente, em nível global, são descritos nove biomas terrestres, que são diferenciados a partir de intervalos de temperatura, começando pelos biomas mais quentes, os tropicais, que incluem a floresta pluvial tropical, a floresta sazonal tropical (savana) e o deserto subtropical, mantendo uma média de temperatura no ano na faixa dos 20°C. Existem também os biomas temperados, que não são tão quentes, com médias anuais de temperatura entre 5°C e 20°C, compostos pelas floresta pluvial temperada, floresta sazonal temperada, bosque/arbusto e campo temperado (deserto frio). E por fim os biomas mais frios, com temperaturas médias menores que 5°C, são eles os biomas de floresta boreal e tundra. 

  Além dos biomas terrestres, também há a classificação dos biomas aquáticos, que normalmente são definidos pelo fluxo de água, profundidade da água, salinidade e alguns outros fatores físicos. As principais classificações de biomas aquáticos incluem dez nomes em sua lista, sendo eles: lagos e lagoas, riachos e rios, alagados de água doce, manguezais (extremamente ameaçados no Brasil), charcos salgados, recifes de corais, zonas entre marés, e o próprio oceano aberto. 

  Contudo, o intuito do site é trabalhar os seis biomas encontrados no Brasil, sendo eles o Pampa, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Amazônia. Com isso, observe abaixo o mapa que descreve a localização dos biomas nacionais, lembrando que as fronteiras não são exatas, mas trazem uma aproximação dos limites de cada bioma : 

0001.jpg

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 CAIN, Michael L.; BOWMAN, William D.; HACKER, Sally D.. Ecologia. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018. 665 p.

RICKLEFS, Robert; RELYEA, Rick. A Economia da Natureza. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan Ltda, 2016. 599 p.

IBAM, Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Caderno de estudo: bioma Amazônia e o desmatamento. Rio de Janeiro: Ibam, 2015. 57 p. (Série Programa de qualificação gestão ambiental). Disponível em: <http://www.fundoamazonia.gov.br/export/sites/default/pt/.galleries/documentos/acervo-de-projetos-cartilhas-outros/IBAM-Bioma-Amazonia-Desmatamento_caderno_de_estudo.pdf>. Acesso em: 27 out. 2019.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas Geografico Escolar:Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano. Disponível em: <https://cnae.ibge.gov.br/en/component/content/94-7a12/7a12-vamos-conhecer-o-brasil/nosso-territorio/1465-ecossistemas.html?Itemid=101

© 2019

bottom of page