top of page

CERRADO

Por: Laura Matias

  O Cerrado significa “fechado”, ou seja, caracteriza-se por uma vegetação que impede uma vista livre, ao contrario dos campos. É um bioma complexo em termos de classificação geral, visto que, suas regiões possuem características individuais. É conhecido por “gerais” no estado de Minas Gerais, “chapadas” no maranhão e Piauí, “Agreste” em Araripe e “Tabuleiros” no leste do nordeste. Podemos conceitua-los pelas suas características fisionômicas, florísticas, o que acaba sendo bastante criticado devido sua flora ser bastante característica de cada área, e ecológicas. Alguns autores atribuem o conceito de Savanas para o Cerrado. Sendo assim, o Cerrado é composto por uma grande variedade de fauna e flora devido a diversidade de solos e de climas que se estabelece nessa região.

cerrado.jpg

Por do sol no Cerrado. Foto: Rafael Ribeiro/Wikimedia Commons.

cerrad2.jpg

Cerrado Goiás. Foto: RosarioXavier/Pixabay.

Distribuição geográfica, solos e relevo

  O Cerrado está localizado no Planalto Central brasileiro e ocupa o segundo lugar como o maior Bioma no Brasil, perdendo apenas para a Floresta Amazônica. Ocupa mais de 2.000.000 km2, representando cerca de 23% do território brasileiro. Estão presentes em altitudes de 300m que podem variar de acordo com a região. Ele é composto pelo estado de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do sul, Minas Gerais, Piauí, Rondônia, e São Paulo. Também ocorrem fora do Brasil, ocupando áreas na Bolívia e Paraguai. São dotados de solos lateríticos, álicos, lixiviados, e muita das vezes arenosos. Ao Norte sua divisa é com o domínio amazônico, a leste e nordeste se encontra com a caatinga, e a leste e sudeste com o domínio da floresta atlântica. Podemos denominar suas regiões por: Cerradão, Cerrado Campestre, Cerrado Rupestre, Cerrado Típico, Campo Cerrado, Campo limpo de Cerrado, Cerrado de matas, Cerrado de Várzeas e Cerrado de Veredas.

fitocerrado.jpg

Fitofisionomias do cerrado. Fonte:Embrapa.

  Você sabia que o Cerrado é considerado o “berço das águas”? Ele abriga as nascentes mais importantes de bacias hidrográficas da América do Sul: Platina, Amazônica e São Francisco.

mapacerra.jpg

Mapa Biomas. Foto:WWF/Wikimedia Commons.

Clima

  O clima nesse bioma é caracterizado como tropical sazonal, por apresentar verões bastante chuvosos e invernos secos. A precipitação anual do Cerrado está em 1500 mm com algumas variações. Os meses com maior índice chuvoso são de outubro a março com temperaturas superiores a 18°C. Em geral, esse bioma detém de estações bem definidas e sem a presença de geadas. Nos meses de maio a setembro o índice pluviométrico reduz consideravelmente e podem chegar até zero, provocando a estação seca que pode durar até cinco meses. O clima vai ser um grande influenciador na formação da paisagem e as tipologias do Cerrado, o que torna visível a importância de entender a dinâmica e variáveis que definem o clima dessa região para os estudos ecológicos, botânicos, fitogeográficos e principalmente para a produção sustentável de alimentos.

  O Cerrado localiza-se em uma grande área da região Centro-Oeste, e se insere no domínio climático das massas equatoriais e tropicais. Apresentam temperaturas variadas de acordo com a sua posição geográfica, no sentido sul-norte do bioma, com medias anuais mais elevadas no sul do estado do Maranhão e Piauí e na Bahia. Com médias entre 23°C e 27°C. Já as temperaturas mais baixas se encontram ao sul, ocorrendo nos estados de Goiás, Minas, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, com médias de 18°C e 22°C. As precipitações são características típicas tropical, com máxima no verão e mínima no inverno, apresentando duas estações bem definidas.

climacerrado.jpg

Tempestade chegando. Foto: Giancarlo Zorzin/Pixabay

Vegetação e fauna

  Sua vegetação, em geral, é muito semelhante as Savanas, por apresentarem arvores mais baixas, esparsas, alguns troncos retorcidos, raízes longas, gramíneas e arbustos. Devido sua vasta extensão, o cerrado apresenta algumas mudanças no seu ecossistema conforme a região. A fauna é bastante diversificada e rica, e segundo estimativas são cerca de 320.000 espécies existentes nesse bioma, onde 90.000 são os insetos, grandes responsáveis pelo equilíbrio do ecossistema ali presente. Segundo ministério do meio ambiente, o cerrado abriga 200 espécies de mamíferos, 830 aves, 180 répteis, 150 anfíbios e 1200 peixes. Cerca de 38% das plantas, 17% dos répteis e 28% dos anfíbios, são exclusivos do bioma (endêmicos), abrigam grandes porcentagens de borboletas, abelhas e outros importantes dispersores da flora do bioma. São 137 espécies que correm o risco de extinção, perdendo apenas para a Mata Atlântica que mais sofreu com a ocupação humana.

Veja também: https://www.todamateria.com.br/animais-do-cerrado/

anta.jpg

Anta. Foto:Jean-Marc Rosier/Wikimedia Commons

jaguatirica.jpg

Jaguatirica. Foto: Ana_Cotta/Wikimedia.

ave.jpg

Ave no Cerrado. Foto: crivolu/Pixabay

florpequi.jpg

Flor de pequi. Foto: Giancarlo zorzin/Pixabay.

Terminamos por aqui...

Mas isso não é tudo, acesse o link abaixo para ir direto as atividades na página do aluno!

  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RIBEIRO, José; WALTER, Bruno. Fitofisionomias do bioma Cerrado, 1998. Disponível em: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/554094. Acesso em: 01 nov. 2019.

                                

COUTINHO, M. Leopoldo. O bioma do Cerrado, 2000. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=ptPT&lr=&id=z3QWyX9XcksC&oi=fnd&pg=PA77&dq=cerrado&ots=SJEVkYrfz5&sig=JJ5O7C1np8h1l344zjK2EDN7xuI#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 01 nov. 2019.

 

NAVES, Ronaldo. Espécies frutíferas nativas dos cerrados de Goiás: caracterização e influências do clima e dos solos, 1999. Disponível em: <http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7995.> Acesso em: 02 nov.2019.

 

ALBUQUERQUE, S. C. Ana; SILVA, G. Aliomar. Agricultura Tropical: quatro décadas de inovações tecnológicas, institucionais e políticas. Vol 2. Brasília: Embrapa informação tecnológica, 2008. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/507674/agricultura-tropical--quatro-decadas-de-inovacoes-tecnologicas-institucionais-e-politicas>. Acesso em: 02 nov. 2019.

 

WWF. Cerrado. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/cerrado/biodiversidade/>. Acesso em: 02 nov. 2019.

 

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. O bioma Cerrado. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/biomas/cerrado>. Acesso em: 02 nov. 2019.

 

Ribeiro, J. F & Walter, B. M. T. As Principais Fitofisionomias do Bioma Cerrado. In: SANO, S. M.; ALMEIDA, S. P. de; RIBEIRO, J. F. (Ed.). Cerrado: ecologia e flora v. 2. Brasília: EMBRAPA-CERRADOS, 2008. 876 p.

© 2019

bottom of page