Por: Rodrigo Felipe
PAMPA
Por: Laura Matias
Os Campos Sulinos ou Pampas (região plana), compõem um dos seis biomas do território brasileiro, está localizado na região do Rio Grande do Sul. Não se limitando apenas ao Brasil, vai além das fronteiras com o Uruguai e a Argentina.
São extensas áreas planas, compostas por uma vegetação rasteira de gramíneas como o capim e a grama, sendo na maioria das vezes desprovidos de vegetação de grande porte. Parecendo um grande tapete verde. Ao chegarmos no litoral do Rio Grande do Sul, nota-se uma área predominada por banhado, são ecossistemas alagados com uma vegetação específica, como por exemplo, juncos e gravatás, isso torna o local bastante favorável para uma grande variedade de animais viverem ali, como marrecos, lontras, capivaras, onças-pintadas, entre outros.

Figura 1. Pampa, RS. Fonte: Alex Pereira/wikimedia Commons.
DISTRIBUIÇÃO, SOLO E RELEVO
O Pampa é uma planície típica da América do Sul, tem diversas paisagens naturais, serras, planícies, coxilhas e morros rupestres. É um bioma cuja predominância são seus campos nativos, mas também detém de matas ciliares, de encosta, pau-ferro, formações arbustivas, banhados, afloramento rochosos, entre outros. Se estende a uma área de 700 mil Km2, que se distribui no Brasil, na Argentina, no Paraguai e Uruguai.
Sua extensão no território brasileiro é de 176,5 mil Km2, o que representa 2% do território nacional e aproximadamente 63% da área do estado gaúcho (RS), sendo o único bioma que é exclusivo de apenas um estado. O Rio Grande do Sul ainda conserva um total de 41,13% da sua cobertura vegetal original (nativa), onde 23% refere-se a formações campestres, 5% a formações florestais e 12% formações de transição, ou seja, mais de 50% do Pampa já está adulterado (HASENACK et al. 2007).
A introdução de animais como o gado bovino, e de algumas culturas como a soja e o arroz, também a silvicultura e a expansão urbana resultaram em muitas modificações na fisionomia original desses campos (BOLDRINI,2009). Dispõe de uma grande variedade geológica e pedológica. Algumas denominações de solos existentes no Pampa, são os Argissolos, Planossolos, Gleissolos Cambissolos, Neossolos, entre outras tipologias específicas de cada região.
Delimitação da região do Pampa

Figura 2. Delimitação da região do Pampa. Foto: Santino,2004/Revista Ecossistemas.
Serra do Sudeste

Figura 3. Serra do sudeste. Foto: Eduardo veléz/Wikimedia.
Pecuária no Pampa
